domingo, 6 de dezembro de 2009

Jean-Michel Basquiat

Jean-Michel Basquiat

Jean-Michel Basquiat
Pintor (Graffiti)

Jean-Michel Basquiat (Nova Iorque, 22 de dezembro de 1960 — 12 de agosto de 1988) pintor americano. Sua mãe era filha de porto-riquenhos e seu pai era haitiano.
Basquiat começou fazendo graffiti aos 16 anos, em metrôs e muros de Manhattan, e acabou se tornando um grande artista internacional de vanguarda da década de 1980.
Na infância sofreu um atropelamento. Para entretê-lo durante a recuperação, sua mãe lhe deu um livro de anatomia. Isso influenciou muito sua arte, pois suas obras tinham muitos detalhes anatômicos.
Seus primeiros graffitis nas ruas eram assinados como SAMO (abreviação de “same old shit”), pseudônimo que Basquiat e seu colega Al Diaz criaram. Em 1980 parou de grafitar e começou a pintar telas. Nesta época escreveu pelas paredes de toda Nova York: Samo morreu.
Basquiat achava que as pessoas são muito ligadas ao material e pregava que devíamos estar mais voltados para o espiritual. Dizia que a classe média se preocupava muito em ficar mostrando o que não tem, com roupas caras, e que só faltava andar com a etiqueta aparecendo para se exibirem ainda mais.
Foi um amigo pessoal de Andy Warhol, com quem compartilhou técnica e inspiração.
Faleceu em 1988, vítima de overdose de heroína, em seu estúdio.
Fonte: http://www.caboindex.com/artigos/pintura/

Nenhum comentário: